Emagrecimento X Perda de peso

Entenda por que perdemos mais peso nos primeiros meses!

Se você já tentou emagrecer ou pelo menos acompanhou a dieta de alguém, reparou que nos primeiros meses a redução de peso é mais acentuada, mesmo sem atividade física. Isso acontece porque, no início, a quantidade menor de calorias se reflete na perda de massa magra, pois o organismo demora um tempo para reagir às mudanças.


Quando conseguimos o emagrecimento, as células diminuem de tamanho e o nosso cérebro interpreta a perda de peso como uma espécie de ameaça. Aí, o metabolismo torna-se mais lento. Por esse motivo é importante a manutenção do processo de emagrecimento até que o organismo se adapte. Esse processo é, portanto, fundamental para evitar o “efeito sanfona”.


Como Agir?


Essa manutenção do peso corporal depende da atividade física, pois sem os exercícios regulares, a diminuição da ingestão do número de calorias vai repercutir negativamente nos aspectos metabólico, funcional e psicológico. O objetivo é reduzir gorduras e manter a massa magra (músculos), porém não é a queima de calorias em pouco tempo que importa com os exercícios, mas sim os resultados em longo prazo.


Além da alimentação balanceada que determina a ideal ingestão de calorias para o indivíduo, os exercícios físicos ajudam na queima de gordura e gera uma série de fatores que influenciam diretamente para o controle do peso corporal. São eles:


Estímulo do metabolismo e aumento da TMB (é um dos passos para o emagrecimento, pois mesmo quando a pessoa está em repouso, sem fazer qualquer tarefa, queima calorias graças ao trabalho do organismo em sustentar as funções vitais).


Controle do apetite (pois por meio das atividades físicas ocorre a liberação da endorfina, hormônio associado à sensação de bem-estar);


Promove a auto-estima e motivação;


Melhora o condicionamento físico.


Ter a consciência dessa variação de ritmo natural com relação ao emagrecimento é importante para atingir a meta e integrar-se a uma vida saudável. Pratique exercícios sempre, pois os benefícios serão evidentes no seu dia a dia.


por: Dionisio Alexandrini Neto

fonte: Livro A Arte de Emagrecer, Fabio Giannini

1 Apoios:

Anônimo disse...

amiga, amei o post de hj, bj